‘Lentes de contato coloridas’ mudam o visual e são práticas

Samantha de Albuquerque, especialista em lentes de contato, desmistifica o assunto e conta tudo o que você precisa saber


Você alguma vez já usou lentes de contato coloridas? A resposta pode até ser não, mas com certeza já teve alguma vontade de usar em ocasiões especiais, como uma festa. Elas podem ser um grande acessório para destacar o look ou até mesmo a maquiagem. Ou já pensou em experimentar uma produção diferente – como seria ter os olhos de outra cor – mesmo que fosse por um dia?


Lentes de contato colorida, cor Sterling Gray, Air Optx Colors, da Alcon


Lentes de contato colorida, cor Sterling Gray, Air Optx Colors, da Alcon


Foto: Divulgação


Quem nunca usou esse tipo de produto fica com dúvidas sobre o assunto. Será que as lentes de contato causam desconforto? Todo mundo pode usar? Quais são os cuidados são necessários?


A médica Samantha de Albuquerque, especialista nesse quesito, responde e desmistifica essas e outras perguntas daqueles que querem aderir esse visual:


Lentes de contato causam desconforto?


Antes de começar a usar qualquer tipo de lente, você deve procurar um oftamologista. Lá ele consiguirá ver como a lente se adapta ao olho, se está pressionando algum ponto. As lentes devem ficar confortáveis durante o uso e nem sempre o que é bom para uma pessoa, é bom para a outra.


Todo mundo pode usar lentes de contato?


Por convenção, libera-se o uso a partir dos 12 anos de idade, sob supervisão rigorosa e constante do oftalmologista e participação e liberação dos pais. Em casos especiais, a adaptação de lente de contato pode ser feita mais precocemente.


Posso usar lentes coloridas com óculos de grau? Ou usar uma lente por cima de outra?


Existe lente colorida com e sem grau, portanto pode-se usar os óculos de grau e uma lente sem grau. E não, não é correto usar duas lentes em um só olho. Além de comprometer os produtos, isso pode causar muitos problemas na região.


Se coçar os olhos com a lente, elas vão rasgar?


As lentes não rasgam facilmente, mas não é recomendado que se coce os olhos. Esse problema só acontece se você não respeitar a validade da lente ou até mesmo não higienizá-la da forma correta, com produtos específicos para isso.


Se dormir com a lente, vou ficar cega?


Não é verdade, porém não se deve dormir de lente de contato, pois a oxigenação cai abruptamente, podendo haver inchaço da córnea, além do risco de infecção por não piscarmos.


Posso usar lente no banho, piscina e praia?


Não é recomendado o contato com água, principalmente pelo risco de contaminação. No caso de precisar utilizar no dia do nado ou na praia, dê preferência para as diárias – lentes que são descartadas depois de 12h – e o uso de óculos para natação é fundamental para proteção. Não se deve abrir os olhos embaixo d’água usando as lentes.


Se a lente cair no chão, tenho que jogar fora?


O ideal é descartar a lente, principalmente se cair próxima a ralos. Uma coisa importante também é não guardar no banheiro. O armazenamento e a colocação deve ser feita em outro cômodo da casa.


Agora a pergunta que não quer calar:


Posso usar maquiagem com as lentes?


Sim, mas é claro! Desde que você coloque as lentes antes de passar a maquiagem. Se você coloca depois, o risco de ir um pouco de cosmético junto e ficar entre seu olho e a lente é grande. Isso pode machucar e causar desconforto durante o uso. Então, coloque as lentes e depois faça a maquiagem normalmente. E caso a lente entre em contato com a maquiagem, não é necessário jogar as lentes fora e, sim, apenas fazer uma higienização de rotina.


Na hora de se demaquilar é só inverter essa ordem, retirando primeiro a lente e depois demaquilando as partes do rosto. E lembre-se: antes de guardar higienize muito bem.


Limpeza


A limpeza é muito fácil e isso deve ser feito toda vez que for colocar e retirar. Aplique um pouco da solução de limpeza especial para lentes na palma das mãos, fazendo um tipo de “concha” para manter tudo ali. Delicadamente, ponha a lente e esfregue friccionanto levemente com o dedo indicador. Depois, é só enxáguar com a própria solução.


Samantha ainda faz um alerta na hora da limpeza: “É totalmente contra-indicado utilizar água de torneira e água boricada. Pode-se usar soro fisiológico, idealmente de uso único (descartável), ou lágrima artificial.”


Armazenamento


Estojo para guardas as lentes de contato%2C Alcon


Estojo para guardas as lentes de contato%2C Alcon


Foto: Divulgação


Cada vez que você compra um par de lentes, ele vem acompanhado de um estojinho de para guardá-las do jeito certo. Nele, você consegue separar indicando o lado esquerdo e o lado direito. Acompanhando as lentes, coloque um pouco da solução fresca para deixá-las hidratadas enquanto estiverem guardadas. A cada uso, você também deve trocar essa solução.


Ficou com vontade de usar lentes de contato? Agora não precisa mais ter medo. Só seguir as dicas e arrasar no visual, colorido ou não.

0 comentários: