3 receitas caseiras para acabar com a unha encravada

Saiba qual é a causa desse desconforto que atinge boa parte da população e como resolver de forma simples


Cuidar das unhas pode ser uma tarefa fácil, como limpar, cortar e lixar. Mas quando estamos com uma unha encravada, isso pode até alterar o bom humor. A região fica dolorida e se for nas mãos, não conseguimos mexer nas coisas direito, se for nos pés, não conseguimos usar alguns sapatos.


Aprenda receitinhas caseiras que podem te ajudar com a unha encravada


Aprenda receitinhas caseiras que podem te ajudar com a unha encravada


Foto: Divulgação


Esse desconforto, também conhecido como onicocriptose – termo médico para designar uma unha encravada – é muito comum em homens e mulheres, não importa a faixa etária. Uma a cada cinco pessoas sofre com esse incômodo, que muitas vezes é causado porque a unha cresce de forma irregular e a borda entra na pele que envolve o dedo.


Por que a unha encrava?


Os motivos para a unha encravar são diversos, os mais comuns – tanto dos pés, quanto das mãos – são:


Cortar de modo errado ou sapatos inadequados: deixar a unha muito curta ajuda a pele que está em volta a envolver ainda mais. O mesmo acontece com os calçados ou as meias que estão muito apertadas.


Traumas ou fungos: quando machucamos algum dedo, a unha pode crescer de forma irregular, encravando algum tempo depois. No decorrer disso, uma infecção na região pode gerar o proliferamento de fungos na área.


Hereditariedade: em algumas situações, não tem jeito e o problema é algo genético. Muitas pessoas com unha encravada herdam esse mal.


Se você sofre com isso e quer tentar algo diferente, que tal uma receitinha caseira? Veja algumas opções fáceis que podem ser feitas em casa e que te ajudam no tratamento:


Receita da pasta de bicarbonato de sódio


Em uma vasilha, coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e vá acrescentando vinagre até formar uma pasta. Aplique a mistura por cima da unha e deixe agir por 7 minutos. Depois é só enxaguar bem, com água corrente e secar a região.


Receita do óleo de cravo-da-índia


Para fazer esse óleo, você ira precisar de 30g de cravo-da-índia e 200ml de azeite de oliva. Pegue os ingredientes, coloque em uma panela e leve ao fogo para cozinhar em banho-maria. Após uma hora, deixe a mistura esfriar. Coe o líquido e guarde em um recipiente de vidro – que esteja totalmente limpo e seco.


Receita do suco de cebola


Bata no liquidificador 1 cebola e 200 ml de água. Pegue o suco e coe, para facilitar. Depois é só aplicar essa mistura – pode passar bastante – no dedo que está com a unha encravada. Deixe a solução na área por alguns minutos e espere secar.


Atenção:


Não adianta misturar todas as receitas caseiras para unha encrava, faça apenas uma de cada vez! Se você resolver testar alguma delas, não importa qual, aplique a mistura 2 vezes por semana. Para casos extremos, com infecção, procure sempre a orientação de um médico.

0 comentários: